Sem nenhum investidor nos quase dez anos de operação, a startup gaúcha CTA Smart conseguiu construir um negócio de tecnologia que atende mais de 800 empresas no Brasil e nos Estados Unidos. Seu modelo de negócio não é "sexy", mas facilita a vida das empresas que administram frotas: a startup automatiza os sistemas internos de abastecimento de combustível das companhias clientes. Hoje, o negócio ajuda a controlar mais de 2.000 bombas, que transacionam mais de 1 bilhão de litros por ano.
Para poder investir em tecnologia e colocar o pé no acelerador na internacionalização, a startup captou uma rodada de investimento de R$ 5,5 milhões liderada pela Indicator Capital e com participação da fabricante de ônibus Marcopolo, via seu braço de corporate venture capital, a MarcoZero. Se a empresa crescer na velocidade esperada pelos investidores, a rodada pode chegar a R$ 19 milhões nos próximos 18 meses.
"A CTA Smart tem grande alinhamento com nossa tese de investir em empresas de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Com sua solução, a empresa traz ganhos de eficiência expressivos para os clientes e coleta dados que podem gerar novos insights para os negócios. É uma tecnologia 100% brasileira e que tem a oportunidade de ser expandida internacionalmente", diz Fábio Iunis de Paula, cofundador da Indicator Capital.